10 de dez. de 2009

Depois dizem que eu falo mal da Microsoft...


   A Microsoft lançou o Windows 7 em 22 de outubro. Até aí, tudo bem. E, na loja virtual dela (agora todo mundo tem “loja virtual”), ela disponibilizou um software que permite a cópia da configuração de arquivos de configuração do Windows 7 para um pen drive ou DVD. Até aí, tudo bem.
   Só que o Rafael Rivera, do site WithinWindows, levantou evidências de que a Microsoft poderia ter copiado sem autorização trechos de um projeto de código aberto copyleft (o ImageMaster), para incluir nesse utilitário. O ImageMaster é liberado sob a licença GPL, que afirma que, caso alguém use o código-fonte de um projeto GPL, ele também torna-se GPL, e com isso o código-fonte tsambém deve ser liberado. Isto é o ue chamamos uma característica viral da licença. Alguns criticam, outros elogiam. Mas deve ser respeitada, e a Microsoft não estava respeitando, o que é… Embaraçoso, no mínimo. Na pior das hipóteses, um processo judicial e mais um arranhão (dos muitos) na imagem da empresa.

Que vergonha!

    Só que a Microsoft admitiu que a licença foi violada, e afirmou que iria disponibilizar o código da ferramenta, para cumprir os termos da licença violada. Antes que alguém bata palmas, ela está fazendo apenas o que a licença exige. Exaltar tal prática seria como parabenizar uma pessoa por ser honesta, apesar de ser algo esperado por qualquer pessoa.
   Só que ela ainda não liberou o código, passados quase 1 mês. Parece algo fácil de fazer, certo? E rápido também, afinal, o código já não estava disponível? Por que não seria fácil e rápido? Pelo visto, ser rápido e ser fácil não é a mesma coisa para todos, já que a Microsoft ainda não liberou o código-fonte… Ela publicou no seu blog Port 25 uma nota explicando que ainda não cumpriu a sua obrigação, porque ainda precisam fazer testes e localização do código. Mas o executável construído a partir dele já não estava sendo distribuído? Qual é o grande mistério em fazê-lo?




















 ^^^^^  Olha só como ficou quem esteve esperando pela Microsoft...

   É… Mas ela dá ou não dá motivos para eu pegar no pé dela? Em tempo… A ferramenta foi liberada! Ontem. Isso, 9/12/09. O que havia de tão complexo para demorar tanto eu não sei. O que suspeito é que havia mais código GPL de outros pro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA E SIGA AS REGRAS:

1 - Seu comentário precisa estar relacionado com o conteúdo do Post.
2 - Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites do gênero nesta área.
3 - Não inclua links desnecessários no seu comentário.
4 - Se quiser deixar um link para o seu Blog/Site, comente usando a opção OpenID.
5 - O Formulário de Comentários não é lugar de pedir Parceria.
6 - Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.

De Acordo Com As Regras? Então Poste O Seu Comentário!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog